domingo, 14 de dezembro de 2008

A camada pré-sal



A noticia da moda em todos os noticiários é a nova reserva de petróleo descoberto pela Petrobras.A camada Pré-Sal consiste em uma camada de reserva de petróleo e gás natural que se encontra abaixo de uma camada de sal, estende-se cerca de 7000metros abaixo do leito do mar.São 800km de extensão abrangendo os estados do Espírito Santo e Santa Catarina,englobando as bacias sedimentares de Campos,Santos e Espírito Santo.

Hoje o Brasil ocupa o 24° lugar em reservas de petróleo, com a exploração do Pré-Sal o Brasil se tornaria o 8 país com a maior reserva.Assim,podendo ingressar ate na OPEP.

Segundo o diretor de exploração da Petrobras (Guilherme Estrella)revelou que o 1° bloco de exploração da Petrobras no Pré-Sal entrará em funcionamento em 2009,na região dos Parques das Baleias,Bacia de Campos(ES).

A descoberta dessa camada trouxe esperança para os brasileiros,pois segundo o governo o país recebera elevados investimentos com os lucros da exploração do petróleo e gás natural na região do Pré-Sal.Existe um grande debate no Brasil,no que diz respeito a destinação dos recursos oriundos da exploração do petróleo,é prometido o uso desses recursos para resolver o problema da educação e diminuir a miséria no país.

Ate aí anda tudo a mil maravilhas,o problema surgi quando tenta se decidir quem irá explorar o Pré-Sal.A Petrobras foi quem descobriu a reserva,e seguindo a própria lei do petróleo a empresa que possui concessões e descobre reservas em áreas determinadas pela ANP fica responsável pela exploração da área descoberta,podendo ou não forma consorcio.Como trata-se de muito dinheiro o governo já discute a hipótese de mudar a lei do petróleo,pois é de interesse do Estado garantir para o Brasil a maior quantidade de recurso possível.Com isso já se discute a possibilidade de criação de uma nova estatal.

A PETROBRAS:

Hoje a Petrobras é uma empresa formada por acionistas,sendo assim apenas uma parte das ações pertencem ao governo brasileiro.Na atual configuração,o governo detém de 55% das ações ordinárias(com direito a voto),o que lhe dar direito a presidir o conselho de administração e ditar rumos a empresa.Quando se considera o capital total da Petrobras,incluída as ações sem direito a voto,a participação do governo na empresa cai para 32%.O resto pertence a investidores privados no Brasil e no exterior,principalmente nos Estados Unidos e na Europa.Por causa dessa participação privada no capital da Petrobras,iniciou-se um debate sobre o papel da empresa na propriedade das futuras reservas de petróleo do Pré-Sal,sendo defendido por parte de alguns membros do governo a criação de uma nova estatal para exploração dessas reservas.

Com essa possibilidade a Petrobras lança uma proposta para o governo,em que consiste no aumento da participação do governo no capital da Petrobras,diminuindo assim,os acionistas privados.Com a legislação em vigor é definido que as reservas,com exeção dos lotes já leiloados,pertencem a União.A Petrobras propôs que o governo use essas reservas para aumentar sua participação no capital da estatal,aumentando sua participação para algo entre 90%.

Mas essa proposta não foi bem aceita pelo governo,pois para eles,estariam transferindo um patrimônio que é da união para uma empresa privada,mesmo sendo controlado pela União.Isso daria um poder muito grande a Petrobras.

MODELO PROPOSTO PELO GOVERNO:

Esse modelo é baseado no modelo norueguês.Nesse país o governo possui duas estatais no setor petrolíferos.

1°ESTATAL é como se fosse a Petrobras,em que o governo só possui 30% das ações,essa estatal fica responsável pela exploração do petróleo.

2°ESTATAL essa apenas administra as reservas de petróleo,ou seja,não explora,então,não é concorrente da outra estatal.Essa administradora define onde quer explorar o petróleo w,a parti daí,faz licitações para contratar empresa que realizem prospecção.Ela também define como a empresa será remunerada,se por meio de participação ou partilha.

È esse o modelo proposto pelo governo,baseado no modelo norueguês.

Mas existe correntes que se opõem há esse modelo,pois para essas pessoa essa nova estatal serveria para abraçar cargos políticos,alem de gerenciar uma montanha de dinheiro,o que acaba propiciando o desvio de dinheiros para políticos envolvidos na estatal.Uns chegam ate afirma que ate agora a oposição nada disse porque ele poderá sair beneficiada com essa nova estatal.

O fato é que não importa quem vai explorar e como vai explorar,o que tem q acontecer é investimentos em educação e tecnologia com os altos recursos assegurados com a exploração do petróleo.

<>HeRbErT<>RaFaEl<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário