domingo, 14 de dezembro de 2008

Socialismo ou Comunismo? A solução!


A Revolução Industrial na Inglaterra em meados do século XVIII foi o conjunto de transformações técnicas,sociais,políticas e culturais.Consistiu na divisão da sociedade em BURGUESIA (a classe dona dos meios de produção) e PROLETARIADO (uma classe marginaliza,explorada e desorganizada até em tão) o que acabou gerando graves problemas sociais.Essa mesma Revolução consolidou o Estado Liberal e o capitalismo industrial que acabou levando a formação das desigualdades sociais.Diante desses fatos irão surgir ideologias que defendiam uma reforma no modelo político-econômico do estado no século XIX e XX.

O socialismo(utópico e cientifico), o anarquismo e o socialismo cristão foram ideologias que surgiram no século XIX e propunha uma reforma no modelo político-econômico da época.

Socialismo consiste em um modelo político-econômico que defende a redução das desigualdades sociais,o fim de uma sociedade injusta e individualista .È caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade.Defendia o fim da propriedade privada, assim todos se tornariam trabalhadores tomando parte da produção e conseqüentemente haveria a redução da desigualdade social.

Como dizia Marx “ o socialismo é um caminho para o comunismo” até os dias atuais muitas pessoas não sabem na verdade o que é o socialismo e o que é comunismo.

O socialismo cientifico criado por Marx e Engel através do manifesto comunista fazia uma analise da estrutura capitalista e dizia que o capitalismo tinha uma origem estabelecida e um fim previsto.Para Marx o capitalismo chegaria ao fim quando a base capitalista(trabalho operário=proletariado)a parti de um movimento revolucionário chegasse ao poder.Para ele esse movimento revolucionário teria duas fases : 1° fase: SOCIALISMO 2° fase : COMUNISMO.

O socialismo seria o sistema implantado logo após a superação do capitalismo em que o trabalhador receberia pelo seu trabalho ,no qual existiria um planejamento econômico,propriedade estatal coletiva e uma ditadura do proletariado.Na verdade o socialismo iria preparar a sociedade para chegada do comunismo,em que o trabalhador receberia de acordo com a sua necessidade e haveria superação do estado,pois existiria um sistema mundial em que os meios de produção seria de propriedade social e a riqueza seria dividida igualmente suprindo a necessidade do Homem,assim haveria a superação do estado. .

Hoje o socialismo é erroneamente associado a totalitarismo e ao desrespeito dos direito humanos.Devemos associar o modelo socialista a valores humanísticos e ligar os ideais socialistas a democracia.Na verdade o socialismo original proposto por Marx nunca foi colocado em prática.

Agora surgi a pergunta : E o socialismo implantado na URSS não foi baseado nas teorias de Marx?

Esse socialismo implantado na URSS não foi fiel as idéias de Marx,pois os meio de produção que pertenciam ao Estado era controlado por burocratas e não pelos trabalhadores.Na verdade a exploração não acabou,apenas mudou o explorador mantendo ainda o mesmo instrumento de exploração:a mais valia.

Talvez o socialismo e conseqüentemente o comunismo seria a solução para a sociedade atual.Sociedade essa que é marcada pelas desigualdades,pela exploração,pelo preconceito e pela dominação da riqueza por uma minoria.

Muitos teóricos defendem que o socialismo proposto por Marx é impossível de ser colocado em prática nos dias atuais.Por outro lado muitas vertentes socialistas procuram se manter fiéis a proposta de Marx a respeito do socialismo e sua fase de transição para o comunismo Mas com certas atualizações para os dias atuais.

O certo é que a sociedade atual precisa de reformas urgentes,em que haja a diminuição das desigualdades.E é apenas as idéias socialistas com algumas adaptações que irá mudar essa realidade.Hoje o capitalismo vive um estágio de forte consolidação, a força capitalista nunca teve tão forte dentro da sociedade,então é fato que na sociedade atual o socialismo proposto por Marx seria impossível de ser colocado em prática.Assim para que a sociedade seja pelo menos um pouco mais justa seria necessário aplicar algumas idéias socialista no social, para que assim haja o desenvolvimento da sociedade de maneira geral.

A ideologia socialista apresenta deficiência no quis diz respeito ao crescimento da economia,se a economia não se desenvolve as condições de vida da sociedade não são garantidas.Na sociedade para que haja uma melhora na vida de quem precis, seria necessário uma soma de capitalismo com socialismo,em que as idéias capitalistas garantissem o crescimento econômico enquanto as idéias socialistas garantissem uma melhor condição de vida para sociedade.(CAPITALISMO HUMANITARIO).

Mas para que isso ocorra a população tem que começar a entender de forma racional o jogo das elites na política e o movimento comunista e não condená-lo ao esquecimento.

O comunismo é mais que um movimento ideológico é uma tentativa de deixar a sociedade mais justa e coletiva.É a tentativa de atribuir ao Homem valores humanos.

(Herbert Loyola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário