segunda-feira, 20 de abril de 2009

Materialismo do "Ser Humano"


Somos vitimas de uma sociedade capitalista que vive sob a égide do materialismo e da ostentação do status. Mas será que todas as sociedades ao longo da historia foram iguais a essa em que vivemos? Ou isso é um fruto deste sistema selvagem?


Analisando historicamente os fatos iremos perceber que as sociedades passadas também se preocupavam em ostentar seu status. Desde a formação do primeiro Estado organizado (Egito) iremos ver que os grupos dominadores garantiam seus privilégios a parti da exploração, da fé ou do trabalho, das classes sociais menos prestigiadas.

Durante o período da idade media a igreja se manteve soberana, pois detinha o conhecimento e o poderio econômico, logo os cidadãos estava submetidos a instituição, que manteve seus poderes com a exploração da fé.

Com fim da idade media entra em cena o mercantilismo e toda a conjuntura social,política e econômica se altera.Com o mercantilismo as sociedades voltam a ser urbanas e surge uma nova classe de exploradores “os burgueses” que com a exploração do trabalho humano irão ostentar suas riquezas.O capitalismo foi evoluindo ao longo da historia ate chegar na fase atual:CAPITALISMO FINANCEIRO.Este sistema ao longo de sua evolução foi marcando a sociedade com suas tendências.Estas foram deixando a sociedade cada vez mais individual,em que os sentimentos foram se perdendo e cada “ser humano” passou a ter olhos apenas para seu próprio umbigo.

Percebemos que a sociedade atual não é exclusiva no que diz respeito a ostentação do status e do materialismo.Mas é essa sociedade atual que o status, o materialismo,o individualismo esta mais forte e consolidado.Essa sociedade de capitalistas selvagens esqueceu dos valores humanos e passou a viver sob a égide do materialismo, em que se fortaleceu o consumismo.

Vivenciamos a ostentação do status em que tudo se faz por uma “simples” roupa de marca, ou um “simples” colar de ouro,ou um “simples” carro de ultima geração, esquecendo totalmente que muitos não tem o que comer,esquecendo que muitos não tem escolas de qualidades,esquecendo que muitos não tem hospitais de qualidade,esquecendo que muitos não tem onde morar.Testemunhamos nessa sociedade “seres humanos” se preocupando com um carro lançado,com uma viagem para Europa,enquanto milhares de pessoas não tem o que comer.Com tudo isso pergunto-me cadê o Amor, a solidariedade, a amizade, a paz? Todos estes sentimentos foram esquecido,ou melhor,foram perdidos,e na verdade tudo que sentimos é o desejo do consumo e do materialismo.Assim são pessoas com status,ou seja,que andam com roupas de marca,com carros de ultima geração,que irão ser visto com bons olhos pela sociedade,assim terão mais oportunidades,serão respeitadas.


Portanto vivemos em uma sociedade injusta,materialista.individualista,desprovida de sentimentos,ou seja,filha do sistema capitalista.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Criemos nossos sentimentos,
    sem deixá-los morrer..
    Mantenhamos isso,
    sejamos fortes!
    É possível,
    se quizermos..

    ResponderExcluir
  3. Somos assim pelas nossas escolhas, erramos pelas nossas decisoes, acertamos pelas nossas aposta.
    O que basta na vida é sorte,amor e paz assim teriamos um mundo perfeito.

    ResponderExcluir