quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Uma questão de "vestibular"

17 de Dezembro de 2008 ultimo dia de vestibular da Universidade Federal do Piauí-UFPI.Neste dia o enunciado de uma questão me chamou atenção,ela dizia o seguinte:" Durante muito tempo,o Socialismo exerceu uma espécie de fascínio sobre segmentos juvenis e os movimentos operários em diferentes partes do mundo.No Brasil,por exemplo, até meados dos anos oitenta,líderes socialistas como Che Guevara e Fidel Castro figuravam como ídolos,cujos exemplos deveriam ser copiados e seguidos.Nos dias atuais,entretanto, essa situação está relativamente alterada, podendo-se,mesmo falar de uma crise do socialismo."

Confesso que fiquei um pouco espantado com o enunciado.Não esperava uma declaração dessa em uma prova de vestibular que na teoria deveria ser elaborada por pessoas gabaritadas.Vamos tentar analisar o enunciado:
"Durante muito tempo, o Socialismo exerceu uma espécie de fascínio sobre seguimento juvenis e os movimentos operários..."

1°- o socialismo nunca foi um fascínio(=encantamento,fascinação),na verdade socialismo é uma ideologia que até hoje é usada por seguimentos juvenis e movimentos operários na luta contra as desigualdades e contra as ELITES(minoria) que tentam explorar as massas.

"...No Brasil,por exemplo, até meados dos anos oitenta,líderes socialistas como Che Guevara e Fidel Castro figuravam como ídolos,cujos exemplos deveriam ser copiados e seguidos..."

2°- Che Guevara foi idealizado não por ser um líder socialista,mas por empenhar-se na luta contra a exploração das massas e contra as desigualdades.Ate hoje Che Guevara é lembrado e seu exemplo seguido o que mostra sua importância para o mundo.Ao contrario de que muitos pensam a luta de Che ainda se matem viva,e a falta de conhecimento de alguns acaba ferindo essa história de luta.

3°- Esse enunciado nos permite muitas indagações,uma dessas vem da afirmação de que Fidel é um líder socialista.Será que Fidel é um lider socialista? No meu ponto de vista ele nunca foi um socialista,primeiro porque a revolução que Fidel propôs em Cuba nunca foi de cunho socialista,na verdade os EUA induziu o mundo a nomear aquele sistema de Cuba como um sistema socialista pelo fato de Cuba ter se aproximado da URSS.
A revolução francesa apesar de ser uma revolução burguesa teve ampla participação popular,onde verificamos a presença de ideais socialistas,isso fez com que a alta burguesia passasse a ser conservadora.Falei de revolução Francesa para mostrar que o socialismo prega "igualdade,liberdade e fraternidade" o mesmo que era pregado na França no periodo da revolução.Então como um país que a liberdade não existe pode ser socialista?Cuba nunca foi socialista,na verdade o que foi implantando em Cuba foi o Castrismo(modelo adotado e criado por Fidel).

"...Nos dias atuais,entretanto, essa situação está relativamente alterada, podendo-se,mesmo falar de uma crise do socialismo."

4°-Essa afirmação é uma piada.Como que o socialismo pode estar em crise se ele nunca foi colocado em prática,como pode estar em crise se percebemos o aumento de adeptos que lutam contra as desigualdades.Acho que o elaborador dessa questão não estava muito bem,mas através desse texto informo-o que quem esta em crise é o CAPITALISMO.Será que ele não esta vendo as grandes empresas pedindo ajuda ao Estado,aquele que o capitalismo tanto odeia,mas nas horas difíceis é o salvador?Será que o elaborador não esta vendo o aumento dos desemprego,diminuição de compras no comercio,recessão na economia?Agora pergunto-lhe quem esta em crise?

Como elaborador a pessoa que criou essa questão deveria se atentar mais ao mundo,preservando os fatos verídicos e evitando afirmações levianas para que a integridade e a credibilidade da instituição que realiza o vestibular seja preservada.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Herbert lembrei de ti qndo tava fazendo essa questao....fiquei grilada putz lembraram do socialismo...mas dessa maneira..assim nao da!
    adorei teus comentarios tem fundamento ctz!
    Uma frase:"Preocupe-se mais com a sua consciência do q com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles" BOB MARLEY

    Muito bem historiador gostei do blog,qndo eu for jornalista tu me ajuda!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Então ,as analises suas sobre CHE ,eu concordo,agora sobre FIDEL eu tenho pontos que não concordo.
    DE uma forma generalizada ,no mundo não houve socilismo cientifico,mais sim o realista.Portanto a midia e a elite acabam não deferenciando isso ,o que faz com que o povo pense que tudo isso é a mesma coisa ,inclusive que socialismo é comunismo .
    Mas é claro que o cara que fez a prova não é nenhum ingenuo que não tem visão critica sobre a opinião eletista e manipuladora da grande midia ocidental,para ser mais claro a brasileira.
    Então como ele um cara gabaritado pode cometer esses erros?A resposta minha é que ele é um sujeito que tem prencoceito sobre as ideias da esquerda ,ou não quer aceitar a VERDADE e prefere ir no ponto que a "sociedade burra" está acreditando.
    Entranto na questão cuba,a revolução de 1959 não teve apoio popular?????SE cuba não pode ser considerada socialista ,será que a urss de stalim ,pode?FIDEL CASTRO inspirou sua revolução lendo Lenin,mais no começo a revolução tira caracter democratica,antiperalista e nacionalista...Depois que se passaria a um formato socialita.
    So fechando ,sobre a questão da liberdade,qual liberdade vc refere?E bom lembrar que os indices SOCIAIS E ECONOMICOS cubanos não refletem o que a falam por ai.E como suportar O poder do mal ,se não adaptadando um modelo para a conduta Fidel Castro DE GOVERNAR???
    ABS...

    ResponderExcluir